O QUE FAZER EM SALVADOR

O que fazer em Salvador

Em Salvador, o sol aquece o corpo e o banho de mar refresca a alma. O clima tropical fez da cidade a capital oficial do verão. São mais de 50 km de praia com águas mornas e uma orla linda com bares, restaurantes e um amplo espaço para a prática de esportes.

Conhecer Salvador é descobrir um pouco mais da História do Brasil. Foi aqui que tudo começou, quando Tomé de Souza fundou a primeira capital brasileira em 29 de março de 1549. A cidade, guardiã de tesouros históricos como o Mercado Modelo, as igrejas seculares e o Pelourinho, atrai gente do mundo todo não só pela cultura, mas também pela hospitalidade do povo que aqui mora.

Seguem abaixo algumas dicas do que fazer em Salvador. Alguns dos passeios podem ser agendados diretamente na recepção do hotel.

Fotos Uiler Costa
ILHA DOS FRADES

Com cerca de 700 moradores, a Ilha dos Frades é a maior ilha ao redor de Salvador. Suas praias de águas cristalinas e mornas, além da vegetação típica de Mata Atlântica, são um convite à conexão com a natureza. Esse paraíso pode ser acessado através de passeios de barco agendados na recepção do hotel.
BALÉ FOLCLÓRICO

O Balé Folclórico da Bahia é uma importante companhia de dança folclórica brasileira fundada em 1988. Realiza apresentações imperdíveis de dança, música e capoeira no Teatro Miguel Santana, Pelourinho.
MUSEU DE ARTE MODERNA

Ao pé de uma ladeira íngreme de pedras irregulares, circundado por mangueiras imponentes, banhado pelas ondas do mar e premiado pelo mais belo pôr do sol da cidade de Salvador. É neste belíssimo cartão postal chamado Solar do Unhão que se encontra o MAM-BA, considerado o principal espaço para a arte contemporânea do estado e um dos mais importantes do país. 
SALVADOR BUS

Uma forma confortável de conhecer os belos panoramas da cidade: Barra, Bonfim, Mercado Modelo e Elevador Lacerda. Escolha a parte superior do ônibus e desfrute de ângulos especiais.
JAM NO MAM

Jazz com sotaque baiano que acontece ao vivo todo último sábado do mês na área aberta do Museu de Arte Moderna da Bahia - Avenida Contorno, bem em cima do mar. O clima é descontraído e a presença de artistas é marcante.
CASA DO RIO VERMELHO

Última residência onde viveram os escritores Jorge Amado e sua companheira Zélia Gattai, é um memorial riquíssimo sobre a vida e a obra desse admirável casal, que levou a literatura da Bahia para o mundo. A casa, comprada em 1960, era ponto de encontro de artistas, intelectuais e ativistas políticos, como Vinicius de Moraes, Glauber Rocha, Pablo Neruda, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Sartre e Simone de Beauvoir.
CASA DE TEREZA

Restaurante de culinária baiana com influência europeia, em um ambiente rústico com obras de arte coloridas e decoração vintage, bem no coração do bairro do Rio Vermelho.
A BORRACHARIA

Localizada no Rio Vermelho, a Borracharia é uma boate da noite baiana famosa por receber DJs especialistas em música brasileira. A pista de dança abre a partir das 23h e a proposta é a de dançar e beber até amanhecer.
LAMBRETA NA MOURARIA

No bairro da Mouraria, no Centro, há um largo onde a venda do marisco lambreta é uma tradição deliciosa para os turistas que gostam de novos sabores. Em Salvador, a lambreta é um prato cozido, que tem caldo, coentro, muita cebola e, é claro, o molusco lambreta. O Koisa Nossa é um bar lendário dos tantos que vendem a iguaria no local.
PRAIA RUA K

Este trecho paradisíaco da praia de Itapuã, fica a apenas 10 minutos a pé do Casa Di Vina Boutique Hotel. Ali está a Pedra que Ronca, formação rochosa lendária do bairro, além de diversas piscinas naturais, onde o visitante pode praticar snorkel, standup e caiaque.
PALACETE DAS ARTES

Na Sala Contemporânea Mario Cravo Jr., o Palacete abriga exposições temporárias de importantes artistas no cenário das artes plásticas da Bahia, do Brasil e de outros países. Nos jardins, além de árvores centenárias e espécies diversas de flora nativa, estão quatro esculturas, em bronze, do escultor francês Auguste Rodin.
MELHORES ACARAJÉS

Quer criar polêmica em uma roda de baianos? Pergunte qual o melhor acarajé da cidade. A verdade é que cada um tem seu preferido. Mesmo com a controvérsia, existem algumas baianas consagradas por seus quitutes, a exemplo de Cira em Itapuã e Dinha no Rio Vermelho.
MUNCAB

Museu com ênfase na valorização de aspectos da cultura de matriz africana, destacando a sua influência sobre a cultura brasileira. Possui acervo permanente no qual se destacam obras de Mestre Didi, Yedamaria, Agnaldo dos Santos e J. Cunha, desenvolvendo atividades como exposições temporárias, palestras, oficinas, exibições de filmes e eventos anuais, a exemplo da Trezena de Santo Antônio e do Caruru de Erês.

SOLAR FERRÃO

O Centro Cultural Solar Ferrão é um espaço dinâmico de arte, cultura e memória, instalado em um dos mais importantes monumentos da poligonal do Centro Histórico de Salvador. Possui seis andares e abriga a Galeria Solar Ferrão, o Museu Abelardo Rodrigues e quatro coleções: a de Arte Africana, a de Arte Popular, a Coleção Walter Smetak e a Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi.
MUSEU DO MAR ALEIXO BELOV

Este museu guarda relíquias adquiridas pelo velejador Aleixo Belov durante suas cinco viagens ao redor do mundo, sendo três delas em solitário, no veleiro “Três Marias”. Essa embarcação, que foi construída pelo próprio comandante em 1976, é o pilar central do museu, onde se encontram artefatos sobre o ambiente marinho, sobre a prática da navegação e a cultura dos povos do mundo inteiro.

CASA DO CARNAVAL

Museu que conta, de forma lúdica e interativa, a história do maior carnaval de rua do mundo, o Carnaval de Salvador. Possui maquetes, roupas e instrumentos emprestados por artistas da folia, fotos e documentos históricos e dois cinemas onde os visitantes aprendem ritmos da festa caracterizados com a ajuda de monitores. Várias projeções em vídeo também fazem parte do acervo. 
CIDADE DA MÚSICA

Berço de grandes artistas da MPB, samba-reggae, rock, pagode, axé e de diversos outros gêneros e ritmos, Salvador tem na música uma de suas principais manifestações culturais. O museu Cidade da Música é um espaço de celebração e de conhecimento dessa expressão artística, localizado no emblemático Casarão dos Azulejos Azuis, no bairro do Comércio.

MUSEU DA GASTRONOMIA BAIANA

Iniciativa do Senac-Bahia que busca valorizar os diferentes sistemas alimentares da Bahia nos contextos históricos, culturais, sociais e gastronômicos. É organizado com: exposição de longa duração e exposição temporária; loja-museu Doces & Livros; Galeria Nelson Daiha, espaço dedicado à art-food; e um restaurante-museu, onde podem ser degustados diversos quitutes baianos.
CASA DAS HISTÓRIAS DE SALVADOR

Museu que revela a Natureza, o Território e a Cultura da cidade por distintas camadas de pessoas e de histórias, nem sempre visíveis. Concebida como Centro de Interpretação do Patrimônio, promove uma experiência imersiva inédita, sensível e poética, capaz de provocar os cinco sentidos do visitante, convidando-o a fazer as suas próprias conexões sobre a cidade.

GALERIA DE ARTE DO MERCADO MODELO

Espaço que propõe um mergulho na história da capital baiana em um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Fotografias restauradas do Mercado Modelo são exibidas na galeria, além de trabalhos dos artistas Rubem Valentim, Mario Cravo Jr. e Vinícius S.A., representando diferentes gerações da arte soteropolitana.
TEATRO VILA VELHA

O Vila é uma das mais antigas casas para espetáculos teatrais da cidade de Salvador, fundada em 1964. Tem como missão fomentar a criação artística, coletiva e inovadora comprometida com a reflexão e o respeito à diversidade. Mantém intensa programação e realiza oficinas técnicas e artísticas voltadas ao público o ano inteiro. O Bando de Teatro Olodum é um dos grupos residentes do espaço.

MEMORIAL CASA Di VINA

Construída nos anos 70 em frente ao mar de Itapuã, a casa onde o poeta carioca Vinicius de Moraes e a atriz baiana Gessy Gesse viveram sua história de amor é um convite ao ócio. A casa de Vina, como os amigos apelidavam Vinicius, era frequentada por artistas e foi reduto de suas parcerias, berço de famosas canções e de parte da vasta e importante obra deixada pelo poeta. Hoje o espaço abriga Memorial aberto gratuitamente ao público, onde estão expostos objetos, fotos e documentos da história do casal e da iluminada passagem do poeta pela Bahia. 
Share by: